Qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar?

Mecanismo de ação

A principal diferença é que nas reações de alergia alimentar há envolvimento do sistema imunológico, enquanto nas reações de intolerância não há participação do sistema imune.

Por conta disso, as reações alérgicas ocorrem todas as vezes que a pessoa come o alimento. O sistema imune é capaz de identificar a presença de mínimas quantidades de proteína alimentar no organismo e a partir daí ocorrem os sintomas.

Já as reações de intolerância dependem da quantidade de alimento consumida e de quanto a pessoa é capaz de tolerar sem ter desconforto.

Outra diferença tem a ver com a parte do alimento que causa o problema. Sendo que nas alergias alimentares as reações são contra proteínas, enquanto nas intolerâncias os sintomas podem ser provocados por carboidratos ou outras substâncias presentes em alguns alimentos, como por exemplo a cafeína, a tiramina, entre outros componentes que podem não ser bem digeridos, absorvidos ou metabolizados por algumas pessoas.

Diagnóstico

Os sintomas de alergia ou intolerância podem ser confundidos porque existem diferentes formas dessas reações se manifestarem nas pessoas.  Então, é importante que o profissional de saúde ouça com detalhes a história clínica do paciente.

Os pontos mais importantes a serem investigados no processo do diagnóstico são: quais sintomas são apresentados, quanto tempo demora para eles aparecerem, quais alimentos a pessoa acha que podem estar associados ao problema, qual a quantidade necessária para desencadear os sintomas, qual a frequência com que eles ocorrem e como desaparecem, com que idade as primeiras reações foram observadas e como está a situação atualmente.

Com essas informações o profissional já vai conseguir perceber se os sintomas ocorrem todas as vezes que a pessoa come aquele alimento, independentemente da quantidade, ou se ocorrem apenas de vez em quando, especialmente quando a pessoa exagera no consumo. Isso ajuda muito a diferenciar as alergias das intolerâncias.

Além dessas perguntas, alguns exames podem ser realizados para ajudar na investigação. Mas é importante saber que independentemente dos resultados desses exames, a história clínica é o ponto mais importante quando se trata de alergias ou intolerâncias alimentares.

Tratamento

Nas alergias alimentares o tratamento é baseado na exclusão total do alimento envolvido. Ou seja, a pessoa não pode comer nem um pouquinho daquela proteína que lhe causa alergia.

Já na maioria dos casos de intolerância, a restrição alimentar não precisa ser tão rígida. Basta a pessoa descobrir e respeitar quanto o seu corpo é capaz de tolerar, sem que ela apresente os sintomas.

Outras reações adversas a alimentos

Existem outros tipos de reações adversas a alimentos, como é o caso da Doença Celíaca, uma reação mediada pelo sistema imunológico, cujo tratamento requer a exclusão total do glúten por toda a vida.

Ela não é classificada nem como alergia, nem como intolerância, por isso não foi comentada aqui nesse texto, mas é sempre importante lembrar que a Doença Celíaca existe e que antes de sair excluindo glúten da dieta é muito importante investigar se a pessoa tem ou não essa doença.

Considerações finais

Procure sempre se consultar com profissionais especializados, buscando esclarecer o diagnóstico e definir o tratamento adequado conforme o caso.